header

A retomada econômica na bacia do rio Doce passa pela restauração, fortalecimento e ampliação de cadeias produtivas e elos da economia local, além do apoio ao empreendedorismo e agregação de valor aos produtos da região. Uma das principais frentes dessas iniciativas foi a parceria entre a Fundação Renova e a BrazilFoundation, entidade que mobiliza recursos para ações empreendedoras no país inteiro. A parceria beneficiou mais de mil pessoas e suas famílias por meio do apoio a 23 projetos de geração de renda em 11 municípios nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Ao todo, a Fundação Renova aportou mais de R$ 1,1 milhão nesses projetos, que melhoraram sua competitividade e potencial de geração de renda. Iniciada em 2018, a parceria com a BrazilFoundation foi concluída em dezembro de 2020. Saiba mais.

“A grande contribuição dessa parceria foi apoiar esses grupos para que tenham maior autonomia nos seus processos produtivos e de geração de renda. A parceria nos trouxe uma convicção de que, quando as pessoas recebem apoio para melhorar o processo produtivo e ferramentas para implementar essas mudanças, elas conseguem dar um passo adiante e consolidar seus negócios. E isso cria oportunidades para essas famílias.”

André Mapa, analista de Economia e Inovação da Fundação Renova

Confira, nos quatro minidocumentários abaixo, depoimentos de pessoas e representantes de entidades que tiveram suas vidas mudadas depois da parceria com a BrazilFoundation e Fundação Renova.

Massa dos Sonhos
O projeto Massas dos Sonhos, da Associação de Produtores Rurais do Córrego Mutum Claro, em Baixo Guandu (ES), recebeu um aporte de R$ 52 mil, com o qual aumentou a variedade de produtos e incrementou em 100% a produção de pães, bolos e doces. Dalva Blunk conta como esse apoio mudou a vida dela e de outras 40 mulheres que fazem parte da instituição. Assista aqui.

Escola agrícola
A Associação Escola Família Agrícola de Camões, em Sem-Peixe (MG), recebeu aporte de R$ 61,3 mil e beneficiou as propriedades rurais com a aplicação de técnicas agrícolas e pecuárias conduzidas pelos alunos nas propriedades dos seus pais. O coordenador do projeto, Noessandro Gonçalves Freire, explica as ações desenvolvidas. Assista aqui.

Mulheres artesãs
O projeto “Fortalecimento das mulheres no mercado de trabalho: trabalhando na geração de renda e inclusão social”, foi desenvolvido pela Associação de Mulheres Artesãs de Itueta (AMAI), criado por mulheres para estimular o empreendedorismo feminino na região. Veja o depoimento de Naiara Preisigke Vazzoler, integrante da associação. Assista aqui.

Mãos e Arte
O projeto Mãos e Arte, da Fundação Monique Leclercq, de São Domingos do Prata (MG), recebeu mais de R$ 41 mil, que foram utilizados na aquisição de equipamentos e na reforma de toda a loja, que comercializa peças de artesanato, quitandas e hortifrutigranjeiros produzidos no município. Veja o que diz Wilson Liberato de Abre, responsável pelo projeto. Assista aqui.

Fundação Renova Twitter Youtube Facebook Linkedin Instagram